Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Acrotholus audeti


   O Acrotholus audeti cujo nome Acrotholus significa "Domo elevado" e audeti é em homenagem a Roy Audet, o dono da fazenda onde os paleontólogos escavaram os fósseis do dinossauro em 2008. Essa espécie viveu há aproximadamente 85 milhões de anos atrás durante o final do período Cretáceo no sudeste de Alberta, no Canadá.
   Era uma espécie de paquicefalossaurídeo, que são uma espécie de dinossauros bípedes que possuíam uma espessa camada óssea no topo dos crânios, constituído por um osso sólido e em formato de domo, com 10 centímetros de espessura que serviriam para efetuar possíveis combates entre machos, trocando cabeçadas como carneiros na disputa por território ou na defesa contra predadores. Chegavam a medir cerca de 1,80 metros de altura por 1,80 metros de comprimento e pesavam 40 quilogramas.
   Essa espécie é considerada o paquicefalossaurídeo mais antigo das Américas e talvez o mais antigo já conhecido. A descoberta é baseada em 2 topos de crânio originários da Formação Milk River, sul de Alberta. Um desses crânios foram coletados pelo Museu Royal de Ontário há 50 anos atrás. Entretanto o espécime melhor conservado foi encontrado em 2008 pelo estudante de graduação Caleb Brown da Universidade de Toronto, durante uma expedição a campo organizada pelo Doutor David Evans do Museu Royal de Ontário e o Doutor Michael Ryan do Museu de História Natural de Cleveland. Os pesquisadores que descobriram essa espécie ressaltaram a importância da descoberta para entender a história evolutiva do grupo dos paquicéfalossauros. Participaram também da descoberta os estudantes de graduação da Universidade de Toronto do Dr. Evans, Ryan Schott e Derek Larson.

Dados do Dinossauro:
Nome: Acrotholus audeti
Nome Científico: Acrotholus audeti
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 40 quilogramas
Tamanho: 1,80 metros de comprimento.
Alimentação: Herbívora


Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Ornithischia
Familia: Pachycephalosauridae
Gênero: Acrotholus
Espécie: Acrotholus audeti Evans et al., 2013

Paleoilustrador:
- Julius Csotonyi

Referência Bibliográfica:
- Evans, D. C.; Schott, R. K.; Larson, D. W.; Brown, C. M.; Ryan, M. J. (2013). "The oldest North American pachycephalosaurid and the hidden diversity of small-bodied ornithischian dinosaurs". Nature Communications. May 7, 2013.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.