Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Adamantissauro

   O Adamantissauro (Adamantisaurus mezzalirai) cujo nome significa "lagarto de Adamantina" e mezzalirai é em homenagem ao geólogo Sergio Mezzalira que encontrou os fósseis, viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na região sudeste do Brasil.

   Em 1959 o geólogo Sergio Mezzalira encontrou os fósseis na Formação Adamantina, Grupo de formações geológicas Bauru, no estado São Paulo, porém a descoberta não foi reconhecida pela ciência até a devida descrição da espécie que foi realizada pelos paleontólogos Rodrigo Santucci e Reinaldo José Bertini da Unesp de Rio Claro, no ano de 2006. A idade exata do Grupo Bauru ainda é incerta, porém acredita-se que seja entre 93 a 70 milhões de anos atrás. Partes dos achados do Adamantissauro foram encontradas junto com o Gondwanatitan.

   Os achados consistem em seis vértebras da cauda, que permitiram aos cientistas com base em vértebras de saurópodes similares, identificar a espécie. O material estava depositado desde 1959 no museu do Instituto Geológico de São Paulo, no parque da Água Branca, à espera de um especialista que o estudasse. A tarefa coube a Santucci, então aluno de mestrado de Bertini na Unesp.

Dados do dinossauro:
Nome: Adamantissauro
Nome Científico: Adamantisaurus mezzalirai
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 12 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento e 4 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Titanosauria
Gênero: Adamantisaurus
Espécie: Adamantisaurus mezzalirai Santucci & Bertini, 2006

Paleoarte:
- Ademar Pereira Do Nascimento

Referências:
- Mezzalira, S. 1959. Nota preliminar sobre as recentes descobertas paleontológicas no Estado de São Paulo, no período 1958–59. Notas Prévias do Instituto Geográfico e Geológico. 2: 1–7.
- Santucci, R.A & Bertini, R.J. 2006. A new titanosaur from western São Paolo State, Upper Cretaceous Bauru Group, south-east Brazil. Palaeontology. 49(1): 171-185.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.