Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Amargassauro

Amargassauro - AVPH Amargassauro - AVPH Amargassauro - AVPH Amargassauro - AVPH Amargassauro - AVPH

   O Amargassauro (Amargasaurus cazaui) cujo nome significa "Lagarto de La Amarga" palavra em espanhol para amargo e "cazaui" em homenagem ao Dr. Luis Cazau, um geólogo da empresa petrolífera YPF que descobriu o sitio arqueológico onde foram encontrados os fósseis. Esta espécie pertencia a um grupo de pequenos saurópodes que viveram há aproximadamente entre 129 e 122 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Argentina.
   Essa espécie possuía uma característica marcante, suas vértebras possuíam prolongamentos duplos (bifurcados), como espinhos ou velas, que cobriam toda as suas costas, iniciando no pescoço logo atrás da cabeça, indo até a cauda (próximos a cauda eles já eram simples, não apresentavam mais a bifurcação). Esses prolongamentos chegavam a medir cerca de 60 centímetros de comprimento na altura do pescoço e diminuíam de tamanho em direção a cauda. Esses espinhos possuíam secção transversal circular, provavelmente serviriam para se protegerem de predadores, evitando mordidas nessas regiões. Os espinhos podem ter apoiado um par de velas de pele. Velas similares são encontradas em outros dinossauros como Spinosaurus e Ouranosaurus, bem como nos pelicossauros Dimetrodon e Edaphosaurus. Há uma grande variedade de hipóteses para a função dessas velas, incluindo a defesa, a comunicação para fins de acasalamento, reconhecimento de sexo e espécie ou a regulação da temperatura.
   Seus fósseis foram encontrados pelos Paleontólogos argentinos José Bonaparte e Leonardo Salgado do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires, numa formação geológica chamada La Amarga Arroyo na província de Neuquén, Patagônia Argentina em 1991. O local do encontro deu origem ao nome Amargassauro. Sendo conhecido a partir de um esqueleto relativamente completo a partir de um único indivíduo. Este esqueleto inclui a parte posterior do crânio, e todas as vértebras do pescoço, costas e ancas, bem como um pedaço da cauda, do lado direito da cintura escapular, a pata dianteira e a pata traseira esquerdas, o ílio e um osso da pelve.

Dados do Dinossauro:
Nome: Amargassauro
Nome Científico: Amargasaurus cazaui
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul
Tamanho: 2,7 metros de altura e 10 metros de comprimento
Peso: Cerca de 11 toneladas
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Superfamília: Diplodocoidea
Família: Dicraeosauridae
Gênero:Amargasaurus
Espécie:Amargasaurus cazaui Salgado & Bonaparte, 1991

Referências:
- Novas, Fernando E. (2009). The age of dinosaurs in South America. Bloomington: Indiana University Press. ISBN 978-0-253-35289-7.
- Salgado, L. & Bonaparte, J. F. (1991). Un nuevo sauropodo Dicraeosauridae, Amargasaurus cazaui gen. et sp. nov., de la Provincia del Neuquén, Argentina. Ameghiniana 28: 333-346.
- Salgado, L. & Calvo, J.O. 1992. Cranial osteology of Amargasaurus cazaui Salgado and Bonaparte (Sauropoda, Dicraeosauridae) from the Neocomian of Patagonia. Ameghiniana 29: 337-346.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.