Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Anhanguera

    O Anhanguera (Ornithocheirus cuvieri) cujo nome significa "diabo velho" era um dos maiores pterossauros que já existiram, possuía uma envergadura (comprimento da ponta de uma asa a outra) de aproximadamente 10 metros, seu corpo esticado em voo chegava a ter mais de 3,5 metros, no solo pousado sua altura chegava a mais de 1,5 metros e chegaria a pesar mais de 80 Kg. Ele viveu no período Cretáceo, nos atuais Brasil e Inglaterra.

    Acredita-se que com seus dentes afiados ele se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra. No começo do período de Cretáceo, os pterossauros pequenos começaram a crescer e atingir tamanhos como o do Ornithocheirus ou Anhanguera.

    O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo. Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis.

    Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827. Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869. Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.O tamanho de 13 metros nunca foi comprovado, sendo apenas estimado através de poucos fragmentos por um estudo de Dave Martill e Heinz Peter Bredow. Sendo o tamanho médio encontrado de 8 metros de envergadura.

Provável som que ele emitia:

Dados do Pterossauro:
Nome: Anhanguera
Nome Científico: Ornithocheirus cuvieri
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil e Europa
Peso: aproximadamente 80 quilogramas
Tamanho: 10 metros de envergadura
Alimentação: Peixes

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Família: Ornithocheiridae
Gênero: Ornithocheirus
Espécie: Ornithocheirus cuvieri (Bowerbank, 1865)



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.