Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Anurognathus

Anurognathus - AVPH Anurognathus - AVPH Anurognathus - AVPH Anurognathus - AVPH Anurognathus - AVPH Anurognathus - AVPH

    O Anurognathus (Anurognathus ammoni) era um pequeno pterossauro cujo nome significa "Mandíbula sem cauda" devido a sua cauda pequena se comparada a outros "Rhamphorhynchoidea" e "ammoni" em homenagem ao geologista da Bavaria Ludwig von Ammon que forneceu os fósseis para que fossem estudados em 1922. Está espécie viveu há aproximadamente entre 155 e 145 milhões de anos durante o fim do período Jurássico atrás na Europa.

    Seu corpo era muito pequeno, medindo cerca de 9 centímetros de comprimentos se comparado com suas asas que possuíam quase 50 centímetros de envergadura. Tinham uma cauda curta e grossa que auxiliaria na realização de manobras durante o voo. Eram insetívoros e tinham uma boca compacta de 2 centímetros de largura composta de diversos dentes similares a agulhas. Seu crânio era pequeno e largo, característico dos pterossauros primitivos, com o tempo eles evoluiriam para cabeças mais estreitas. Possuíam visão binocular para auxiliar na caçada de insetos durante o voo. Estima-se sua massa corpórea em cerca de 20 gramas.

    Os Anurognathus deveriam possuir uma grande habilidade de voo e utilizavam essa habilidade para se alimentar de insetos, entretanto estima-se que sua velocidade de voo fosse baixa e alguns dos insetos da época poderiam ser muito grandes para que eles pudessem pegar. Com o auxilio dos grandes olhos acredita-se que deveria caçar durante o nascer e o por do sol, criando assim uma vantagem competitiva. Comer insetos que parasitavam as costas de grandes saurópodes, como os Diplodocus poderia também ser uma boa opção, pois hoje em dia muitos pássaros fazem isso.

    Seus restos fossilizados (holotipo BSP 1922.I.42) foram encontrados na pedreira de Solnhofen, na Baviera, Alemanha e foram descritos e nomeados por Ludwig Döderlein em 1923. Esses restos consistem em uma impressão do esqueleto relativamente completo esmagado sobre uma laje, estão faltando a maioria dos ossos, entretanto o esqueleto é visível como uma impressão. Um segundo espécime foi encontrado, sendo analisado e descrito por S. Christopher Bennet em 2007, como sendo um subadulto com 35 centímetros de envergadura e 14 gramas de peso. Este exemplar era mais completo e melhor articulado, contendo até a presença das impressões das membranas das asas e de alguns músculos, proporcionando várias novas informações a respeito da espécie.

    Esta espécie tornou-se conhecida devido ter sido mostrada no segundo episódio do documentário Britânico Caminhando com Dinossauros (Walking with Dinosaurs) da Discovery Channel e no quinto episódio da série de televisão Primeval.

Dados do Pterossauro:
Nome: Anurognathus
Nome Científico: Anurognathus ammoni
Época: Jurássico.
Tamanho: 9 centímetros de comprimento e 50 centímetros de envergadura.
Peso: Cerca de 20 gramas
Local onde Viveu: Europa
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Família: Anurognathidae
Gênero: Anurognathus
Espécie: Anurognathus ammoni Döderline, 1923

Referências:
- "Anurognathus." In: Cranfield, Ingrid (ed.). The Illustrated Directory of Dinosaurs and Other Prehistoric Creatures. London: Salamander Books, Ltd. Pp. 292-295.
- Bennett, S. C. (2007). "A second specimen of the pterosaur Anurognathus ammoni", Paläontologische Zeitschrift, 81: 376-398.
- Döderlein, L. (1923). "Anurognathus Ammoni, ein neuer Flugsaurier". Sitzungsberichte der Mathematisch-Naturwissenschaftlichen Abteilung der Bayerischen Akademie der Wissenschaften zu München, 1923, 306-307.
- Unwin, David M. (2006). The Pterosaurs: From Deep Time. New York: Pi Press. p. 246. ISBN 0-13-146308-X.
- Witton, M.P. (2008) "A new approach to determining pterosaur body mass and its implications for pterosaur flight". Zitteliania B28: 143-159.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.