Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Anzu wyliei

Anzu wyliei - AVPH Anzu wyliei - AVPH

      O Anzu wyliei cujo nome "Anzu" faz referência há uma pássaro gigante da mitologia da Suméria e "wiliei" em homenagem a um menino chamado Wylie, neto de um dos membros do conselho curador do Museu Carnegie. Esta espécie apelidada de "galinha do inferno" viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o final do período Cretáceo na América do Norte.
      Pertencia a família dos Ovirraptores, sendo o maior de sua família achado na América do Norte, possuíam uma mandíbula desdentada equipada com um bico córneo, porém extremamente forte, que juntamente com o crânio, poderiam ultrapassar os 3,35 metros de comprimento, as mãos eram alongadas, possuindo fortes garras, os pés eram bem robustos, com garras grandes e fortemente curvadas.
      Se alimentavam principalmente de vegetação, animais pequenos e os ovos em uma dieta praticamente onívora.
      Nenhuma evidência direta de penas foi encontrada com o fóssil, porém devido o mesmo pertencer a família dos Ovirraptores que possuí diversos membros que possuíam penas comprovadamente (Caudipteryx e Protarchaeopteryx), propõe-se a presença de penas nos Anzu wyliei. Estima-se que seu hábitos eram mais similares aos das aves.
      Foram encontrados 3 esqueletos parciais da espécie, que juntos formam quase um esqueleto completo (80%), em uma escavação no nível superior da formação rochosa Hell Creek, em Dakota do Norte e Dakota do Sul. Essa área é conhecida pelos paleontólogos devido a abundância de fósseis de outros dinossauros como tiranossauros e tricerátops. A espécie foi descrita por Hans Dieter Sues e Tyler Lyson, do Museu de História Natural do Instituto Smithsonian em Washington (EUA), com a coautoria de Emma Schachner, da Universidade de Utah (EUA) e a descoberta foi publicada no PLoS ONE journal.

Dados do Dinossauro:
Nome: Anzu wyliei
Nome Científico: Anzu wyliei
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 225 quilogramas
Tamanho: 3,35 metros de comprimento e 2,5 metros de altura
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Oviraptoridae
Género: Anzu
Espécie: Anzu wyliei, (Xu et al., 2007)

Referências:
- BBC News (http://www.bbc.com/news/world-us-canada-26653799

Paleoilustração:
- Masato Hattori



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.