Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Éon Arqueano



    Iniciou há 4,0 bilhões e foi até à 2,5 bilhões de anos atrás, sendo divido em Eras. Seu nome tem origem no grego antigo e significa "começo, origem", pois durante esse éon a crosta da Terra esfriou o suficiente para que as rochas e placas continentais começassem a se formar e surgem as primeiras evidências de vida na Terra.

    As Eras do Arqueano são:

   - Era Eoarqueano: vai de 4,0 bilhões à 3,6 bilhões de anos atrás, foi durante esta Era que a Terra esfriou o suficiente a ponto de apresentar, uma crosta sólida parcialmente sólida, com muitas áreas ainda em estado fluído, com rochas derretidas e rios de lava.

   - Era Paleoarqueano: vai de 3,6 bilhões à 3,2 bilhões de anos atrás, onde o supercontinente Vaalbara tomou forma e atingiu seu auge e onde estão os mais antigos restos fósseis de seres comprovados pela ciência.
   - Era Mesoarqueano: vai de 3,2 bilhões à 2,8 bilhões de anos atrás, foi durante esta Era que o primeiro supercontinente Vaalbara se quebrou há 2,8 bilhões de anos atrás.

   - Era Neoarqueano: vai de 2,8 bilhões à 2,5 bilhões de anos atrás, foi a última Era do Éon Arqueano, onde o supercontinente Vaalbara se separou, dando origem ao supercontinente Kenorland há aproximadamente 2,7 bilhões de anos atrás.

       A atmosfera era muito diferente daquela que existe hoje, sendo composta de metano, amônia, e de outros gases que seriam tóxicos a maioria da vida atual em nosso planeta, sendo praticamente desprovida de oxigênio, porém já havia a presença de água em estado líquido, o vapor de água era abundante e os primeiras oceanos já estavam se formado.

       As evidências científicas sugerem que durante o Arqueano surgem as primeiras evidências de vida há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, sendo os fósseis mais antigos a base de grafite encontrado em rochas metassedimentares na Groenlândia Ocidental datados em 3,7 bilhões de anos atrás, tapetes microbianos encontrados em arenitos na Austrália Ocidental datados em 3,5 bilhões de anos atrás e colônias de estromatólitos fósseis foram encontrados na África do Sul e na Austrália ocidental.

       Os fósseis desse período são basicamente constituídos de microfósseis e bactérias, pois a vida na terra durante mais de 1,0 bilhão anos era de bactérias. Os estromatólitos foram abundantes durante todo o Arqueano, porém hoje não são mais comuns.

        Durante o Arqueano é que se formaram as primeiras moléculas orgânicas nos caldos primitivos e ao se agruparem deram origem aos coacervados e a partir deles acredita-se que se originaram os seres vivos. Foi também durante este Éon que se formaram os supercontinentes Vaalbara e Kenorland.

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.