Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Australopithecus deyiremeda


    O (Australopithecus deyiremeda) cujo nome Australopithecus significa "Macaco do sul " e "deyiremeda" que significa "parente próximo no idioma local Afar. Esta espécie viveu há aproximadamente entre 3,5 a 3,3 milhões de anos atrás durante o período Plioceno, na Etiópia.

    Era um primata onívoro, que media cerca de 1,5 metros de altura e pesava 35 quilogramas. Viviam em grupos familiares compostos por diversos individuos de idades variadas, liderados por uma macho no auge da idade e da força. Essa espécie viveu em locais e épocas similares aos do Australopithecus afarensis e difere do mesmo devido as estruturas das raízes dos dentes serem diferentes, em A. deyiremeda os dentes em geral menores e a mandibula inferior era mais larga do que nos A. afarensis. Sugerindo que A. deyiremeda era mais adaptado há uma alimentação mais dura, resistente e abrasiva que os A. afarensis. Estudos sugerem que A. deyiremeda seja descendente de A. afarensis e que possivelmente possa ser um ancestral direto dos gêneros Paranthropus e Homo.

    Seus restos fósseis compostos por basicamente de 3 de ossos de maxilares, um mandibula superior parcial, duas mandibulas inferiores e alguns fragmentos, que foram encontrados em 4 de março de 2011, na área de estudos paleontológicos Woranso–Mille na região de Afar, a cerca de 523 km a nordeste da capital Addis Ababa e a cerca de 35 km do norte de Hadar (onde foi encontrada "Lucy" o A. afarensis), na Etiópia. A espécie A. deyiremeda foi descrita por Yohannes Haile-Selassie que é o curador da área de Antropologia do Museu de História Natural de Cleveland e sua equipe Luis Gibert, Stephanie M. Melillo, Timothy M. Ryan, Mulugeta Alene, Alan Deino, Naomi E. Levin, Gary Scott e Beverly Z. Saylor em 2015.

Provável som que ele emitia:


Dados do primata:
Nome: Australopithecus deyiremeda
Nome Científico: Australopithecus deyiremeda
Época: Plioceno
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 35 quilogramas
Tamanho: 1,5 metros de altura.
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Gênero: Australopithecus
Espécie: Australopithecus deyiremeda, Haile-Selassie et al., 2015.

Paleoarte:
- .

Referências:
- Haile-Selassie, Y.; Gibert, L.; Melillo, S. M.; Ryan, T. M.; Alene, M.; Deino, A.; Levin, N. E.; Scott, G.; Saylor, B. Z. (2015). "New species from Ethiopia further expands Middle Pliocene hominin diversity". Nature 521 (7553): 483488. DOI:10.1038/nature14448.
- Haile-Selassie, Y. et al. A new hominin foot from Ethiopia shows multiple Pliocene bipedal adaptations. Nature 483, 565–570 (2012).
- Kimbel, W. H., Rak, Y. & Johanson, D. C. The Skull of Australopithecus afarensis (Oxford Univ. Press, 2004).



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.