Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Austroposeidon

Austroposeidon - AVPH
Austroposeidon - AVPH
Austroposeidon - AVPH

    O Austroposeidon (Austroposeidon magnificus) foi um gigantesco dinossauro herbívoro cujo nome "Austro" significa "do sul" em referência a América do Sul e "Poseidon" relacionado ao deus grego dos mares e responsável por criar terremotos e "magnificus" com origem no Latim que significa magnífico devido o elevado tamanho do animal. Ele viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atras, durante o final do período Cretáceo na região sudeste do Brasil.

    Era um enorme dinossauro saurópode brasileiro da família dos titanossauros, o maior já descoberto no Brasil, chegando a medir 25 metros de comprimento, 6 metros de altura e cerca de 30 toneladas de peso.

    Seus fósseis compostos de vértebras do pescoço e da coluna vertebral foram encontrados no local onde uma estrada estava sendo construída na região de Presidente Prudente, na Formação Presidente Prudente, pertencente ao Grupo Bauru, no interior de São Paulo pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price na década de 50. Entretanto, as pesquisas somente foram finalizadas em 2016 por uma equipe de paleontólogos (Felipe Medeiros Simbras, Elaine Batista Machado, Diógenes de Almeida Campos, Gustavo R. Oliveira e Alexander W. A. Kellner) e pela paleontóloga Kamila L. N. Bandeira aluna de doutorado do Museu Nacional da UFRJ, com apoio da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo foi financiado pela FAPERJ e pelo CNPq. A demora em estudar o espécime ocorreu principalmente pela falta de dinheiro e apoio à ciência brasileira. Esse tempo todo os fósseis haviam permanecidos armazenados no Museu de Ciências da Terra (MCT) na Urca, Zona Sul do Rio. Eles haviam sido previamente limpos e preparados, permanecendo com temperatura ambiente controlada durante este tempo visando a preservação.

    Foram utilizadas tecnologias de tomografia para analisar os fósseis do espécime, possibilitando assim estudar a parte interna dos ossos. Esse estudo mostrou características novas para a família dos titanossauros, como anéis de crescimento que eram intercalados com um tecido ósseo mais denso.

Dados do Dinossauro:
Nome: Austroposeidon
Nome Científico: Austroposeidon magnificus
Época: Cretáceo
Local em que viveu:Brasil
Peso: Cerca de 30 toneladas
Tamanho: 6 metros de altura e 25 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Titanosauridae
Gênero: Austroposeidon
Espécie: Austroposeidon magnificus Bandeira et al., 2016.

Paleoarte:
- AVPH.

Referências:
- Bandeira KLN, Medeiros Simbras F, Batista Machado E, de Almeida Campos D, Oliveira GR, Kellner AWA (2016) A New Giant Titanosauria (Dinosauria: Sauropoda) from the Late Cretaceous Bauru Group, Brazil. PLoS ONE 11(10): e0163373. doi:10.1371/journal.pone.0163373.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.