Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Baurusuchus

    O Baurusuchus (Baurusuchus salgadoensis) cujo nome significa "crocodilo de Bauru" é um antigo crocodilo terrestre que viveu no Brasil há cerca de 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na região de Bauru, interior de São Paulo.

    Era uma espécie de médio porte, que chegava a medir cerca de 3,5 metros de comprimento e pesava aproximadamente 80 quilogramas.

   O menino Clésio Felício de 13 anos encontrou um dente em um terreno próximo a sua escola em General Salgado interior de São Paulo e achando ser de bezerro o levou ao seu professor de Ciências João Tadeu Arruda que verificando se tratar de um fóssil resolveu, procurar especialistas para analisar o achado.

   No ano de 2002 após a realização de diversas análises no material recolhido, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Paleontologia de Monte Alto em São Paulo, foram até General Salgado, realizar escavações no local indicado pelo professor João Tadeu e descobriram muito fósseis: arcadas, restos de ossos e 11 esqueletos quase completos. Esse material permitiu que os especialistas descobrissem diversas informações sobre o novo crocodilo.

   As pernas do Baurusuchus eram bem mais longas do que as dos crocodilos atuais, pois ele precisava passar mais tempo caminhando pelo o solo, não dependendo muito da presença de água. Ele era carnívoro e suas grandes mandíbulas o tornavam um excelente predador, caçando em grupos numerosos, pequenos, médios e grandes animais. Conviviam com desde enormes dinossauros a até pequenos mamíferos.

Dados do Animal:
Nome: Baurusuchus
Nome Científico: Baurusuchus salgadoensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 80 quilogramas
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylomorpha
Família: Notossúquios
Gênero: Baurusuchus
Espécie: Baurusuchus salgadoensis Carvalho et al., 2005

Referências:
- Carvalho; Campos, Antonio; de Celso, Arruda; Nobre, Pedro Henrique (2005). "Baurusuchus salgadoensis, a new Crocodylomorpha from the Bauru Basin (Cretaceous), Brazil". Gondwana Research (Japan: International Association for Gondwana Research) 8 (1): 11–30. doi:10.1016/S1342-937X(05)70259-8.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.