Pesquise no Grupo AVPH
loading...


Período Anterior
Período Calimiano


Próximo Período


   Iniciou a 1,6 bilhões de anos atrás e terminou a 1,4 bilhões de anos atrás. É o primeiro período geológico da Era Mesoproterozóico. O nome Calimiano tem origem no grego calymma e significa "cobertura", devido a expansão de plataforma de coberturas já existente ou por novas plataformas. É também chamado de Calymmiano.

   É um período caracterizado como de relativa "calmaria" tectônica. A fase extensiva que se iniciou no Período Estateriano continuou por todo o Calimiano. Se desenvolveram grandes bacias sedimentares sobre os terrenos que já estavam estabilizados, como o Ripheano (Rússia) e Bacia Cuddapah (Índia). Predominam os processos distensivos, entretanto, em algumas áreas se iniciaram orogenias expressivas, como a Província Grenville (América do Norte) e os cinturões do centro da Austrália. Na Plataforma Sulamericana predominaram os processos extensivos, como por exemplo as manifestações anorogênicas da Suíte Serra da Providência no norte do Brasil, com idades em torno de 1,6 bilhões de anos atrás.

   o Supercontinente Columbia se quebrou durante este período, há cerca de 1,5 bilhões de anos atrás.

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale
- "Calymmian Period". GeoWhen Database.
- James G. Ogg (2004). "Status on Divisions of the International Geologic Time Scale". Lethaia 37 (2): 183–199. doi:10.1080/00241160410006492.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.