Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Os Ceratopsídeos

    Os Cerátopsídeos cujo nome significa "cara com chifres", eram todos quadrúpedes. Caracterizavam-se essencialmente pelo tamanho dos seus crânios, com grandes projeções ósseas que protegiam o pescoço, e pelos chifres que apresentavam no rosto, quer sobre os olhos, quer no nariz. O único ceratopsídeo atípico que se conhece é o Paquirinossauro, que não possuía chifres de qualquer tipo e, em contrapartida, exibia um engrossamento ósseo em forma de plataforma sobre as narinas e outro acima de cada olho. Mas em toda essa família a diversidade de forma cranianas é surpreendente, possuindo até um dos maiores crânios entre os animais terrestres (Torossauro). Os chifres e as "golas" dos Ceratopsídeos, além do seu possível uso como defesa face ao ataque dos predadores, deviam desempenhar um papel importante nos combates entre machos e como meio de comunicação visual.

Filogenia


Ceratopsidae

Centrosaurinae

Chasmosaurinae

Chasmosaurus



Mojoceratops



Agujaceratops




Utahceratops


Pentaceratops




Coahuilaceratops




Kosmoceratops


Vagaceratops




Anchiceratops



Arrhinoceratops

Triceratopsini

Ojoceratops


Eotriceratops



Torosaurus



Nedoceratops


Triceratops














Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:
Anchicerátops
Avacerátops
Centrossauro
Chasmossauro
Coahuilaceratops
Einiossauro
Estiracossauro
Nasutuceratops
Paquirinossauro
Pentaceratops
Torossauro
Tricerátops
Xenoceratops
Zuniceratops



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.