Pesquise no Grupo AVPH
loading...


Período Anterior
Período Criogeniano


Próximo Período

Terra Bola de Neve - Criogeniano AVPH


   Iniciou a 850 milhões de anos atrás e terminou a 635 milhões de anos atrás. É o segundo período geológico da Era Neoproterozoico. O nome Criogeniano tem origem no grego crion e significa "frio", devido as várias glaciações ocorridas em todos os continentes, que se estenderam desde 850 à 650 milhões de anos atrás.

   No início desse período a até 750 milhões de anos atrás, ainda ocorriam os processos de extensão e quebra de blocos continentais do supercontinente Rodínia. Os fragmentos de Rodínia deram origem ao Gondwana Leste e Gondwana Oeste entre outros blocos menores, iniciando o processo de formação do supercontinente Pannotia e depois o megacontinente Gondwana. O superoceano Mirovia começou a se fechar, enquanto o superoceano Panthalassa começou a se formar.

   A teoria da "Terra bola de neve" sugere que a Terra esteve completamente coberta de gelo durante este período. Foi criada para explicar os depósitos sedimentares, normalmente considerados de origem glaciar a latitudes aparentemente tropicais na época, bem como outras características enigmáticas do registo geológico do Criogeniano. A existência desta glaciação global permanece, contudo, controversa, uma vez que vários cientistas contestam a possibilidade geofísica de um oceano completamente congelado, ou as provas geológicas em que a hipótese é baseada.

   A História dessa teoria surgiu com Sir Douglas Mawson, um geólogo australiano explorador famoso, que gastou a maior parte de sua vida estudando a estratigrafia do Neoproterozóico do sul da Austrália. Ele identificou sedimentos glaciares que o levaram a especular a possibilidade da existência de uma glaciação global. A ideia era baseada no falso pressuposto de que a posição geográfica da Austrália e dos outros continentes haviam se mantido fixas desde a formação da Terra. Surgindo a teoria da deriva continental a explicação para estes eventos foi a deposição enquanto os continentes estavam a latitudes mais baixas. Em 1964 a ideia da glaciação global reemergiu quando W. Brian Harland publicou um artigo onde apresentava dados paleomagnéticos mostrando que tilitos glaciares na Svalbard e na Gronelândia foram depositados em latitudes tropicais. Ele afirmava que tinha existido uma idade do gelo tão extrema que resultou na deposição de rochas glaciares marinhas nos trópicos.

   O termo "Terra bola de neve" foi criado por Joseph Kirschvink, professor de geobiologia no Instituto de Tecnologia da Califórnia, num trabalho publicado em 1992 sobre a biologia do Proterozóico, o qual reconhecia que a presença de formações com bandas de ferro é consistente com a hipótese da "Terra bola de neve". O interesse na teoria "Terra bola de neve" aumentou substancialmente após Paul F. Hoffman et. al., professor de geologia na Universidade Harvard, aplicar as ideias de Kirschvink a uma sucessão de sedimentos do Neoproterozóico da Namíbia, tendo os resultados publicados na revista Science em 1998.

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale
- A. R. Alderman; C. E. Tilley. (1960). "Douglas Mawson, 1882-1958". Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Societyl 5: 119 – 127. DOI:10.1098/rsbm.1960.0011.
- James G. Ogg (2004). "Status on Divisions of the International Geologic Time Scale". Lethaia 37 (2): 183–199. doi:10.1080/00241160410006492.
- Kirschvink, J.L.. In: Schopf, JW, and Klein, C.. The Proterozoic Biosphere: A Multidisciplinary Study. [S.l.]: Cambridge University Press, Cambridge, 1992. 51–52 p.
- P. F. Hoffman, A. J. Kaufman; G. P. Halverson; D. P. Schrag. (1998). "A Neoproterozoic Snowball Earth". Science 281: 1342 – 1346. DOI:10.1126/science.281.5381.1342.
- ROGERS, J.J.W. History of Continents in the Past Three Billion Years. J. of Geology, Chicago, v.104, p. 91-107. 1996.
- W. B. Harland. (1964). "Critical evidence for a great infra-Cambrian glaciation". International Journal of Earth Sciences.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.