Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00
Loading...

Ancestrais das Aves

    As aves representam um ramo notável na árvore evolutiva dos répteis e acredita-se que no fim do período Triássico alguns répteis começaram apossuir "escamas modificadas" parecidas com penas. Durante o período Jurássico se tem as primeira provas fósseis de répteis com penas, como o Archaeopteryx, criando a teoria de que dinossauros como o compsognathus estavam evoluindo para se tornarem aves. Entretanto somente no final do período Cretáceo é que as aves começaram a apresentar caudas sem ossos e bicos sem dentes e se parecer mais com as aves de hoje e a se diversificar em uma grande variedade de formas. Contudo muitos grupos retiveram características primitivas, como garras nas asas e dentes, embora os dentes foram perdidos independentemente em vários grupos de aves, enquanto as formais primitivas, como o Archaeopteryx e o Jeholornis, retiveram os longos ossos da cauda dos seus ancestrais. As caudas das aves mais avançadas foram encurtadas com o advento do osso pigóstilo no clado Pygostylia.

   A primeira linhagem de aves de cauda curta a evoluir foi a Enantiornithes, nome que faz referência ao formato dos ossos do ombro, que estavam em posição oposta a das aves modernas. Os Enantiornithes ocuparam vários nichos ecológicos, entre eles existiam os piscívoros, não vodares, de filtradores e granívoros. Alguma linhagens distintas de aves se especializaram em dietas a base de peixes, como a classe Ichthyornithes, uma outra ordem de aves marinhas do Mesozoico, a Hesperornithiformes, tornou-se tão adaptada ao ambiente aquático que perdeu a capacidade de voar, mesmo com essas especializações, os Hesperornithiformes representam uma das linhagens mais próximas as aves modernas.

   Com o surgimento das plantas com sementes e flores , as aves se desenvolveram rapidamente e em seguida tiveram um auge há cerca de 40 milhões de anos atrás com o aparecimento das aves do terror como o Diatryma e posteriormente com aves voadoras gingantes como a Argentavis.

Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Águia de Haast
Archaeopteryx
Argentavis
Diatryma
Dodô
Gastornis
Iberomesornis
Moa Gigante
Pelagornis
Phororhacos
Titanis
Referências:
- Chiappe, Luis M.. Glorified Dinosaurs: The Origin and Early Evolution of Birds. Sydney: University of New South Wales Press, 2007. ISBN 978-0-86840-413-4.
- Clarke, Julia A.. (September 2004). "Morphology, Phylogenetic Taxonomy, and Systematics of Ichthyornis and Apatornis (Avialae: Ornithurae)". Bulletin of the American Museum of Natural History 286: 1–179.



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.