Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Ancestrais dos Roedores

 

    A História dos Roedores tem início há cerca de 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte, onde um animal semelhante a um esquilo ou a um musaranho, que vivia em árvores, pode ter sido o ancestral dos atuais roedores e também dos primatas, os quais possuíam um certo grau de parentesco. Desde então os roedores tem ocupado todo o planeta, indo de desertos até a geleiras, sendo um dos grupos de animais mais prósperos da Terra, sendo atualmente o grupo de mamíferos de maior número de espécies, mais de 1700 espécies. Todos os roedores são essencialmente herbívoros, porém não rejeitam pequenos animais em suas dietas, possuem 2 incisivos grandes que nunca param de crescer, sendo que os caninos, incisivos e pré-molares anteriores faltam, e os molares e pré-molares restantes são altos e prismáticos. Nem todos os roedores foram pequenos como os ratos de hoje, alias o maior roedor atual é a nossa capivara, que pode pesar mais de 50 kg, porém há 50 mil anos atrás existiam castores que eram do tamanho de ursos, como o Castor Gigante abaixo e capivaras enormes. A ordem dos roedores está dividida em 3 subordens as quais são os Sciuromorpha ( esquilos,etc), os Myomorpha ( ratos,etc) e os Hystricomorpha ( porcos-espinhos,etc ), já os coelhos e lebres são parentes próximos dos roedores, porém estão agrupados em outra ordem, a dos Lagomorfos.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Castor Gigante
Telicomys



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.