Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Ancestrais dos Tubarões

    Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros tubarões viveram no início do período Devoniano há aproximadamente 400 milhões de anos atrás, 200 milhões de anos antes do surgimento dos Dinossauros e os tubarões mudaram muito pouco desde então. Existem hoje cerca de 350 espécies de tubarões, o número certo não foi ainda calculado pois os oceanos ainda não foram totalmente explorados. Em geral os tubarões preferem água mornas, o que os leva de encontro as praias que geralmente são repletas de banhistas, mas os tubarões não gostam de carne humana, mas sim nos confundem com suas presas e até eles perceberem a diferença já fizeram um bom estrago. Mas se pensam que os tubarões são " monstros terríveis " estão completamente enganados, mas talvez se olharmos os seus ancestrais talvez achemos alguns " monstros terríveis ", que eram os principais " adversários " dos répteis que começavam a habitar o ambiente marinho, os répteis marinhos. O problema de se falar em tubarões primitivos são seus fósseis, todos os tubarões são peixes cartilaginosos e para a cartilagem e mais difícil sofrer o processo de fossilização, tornando muito raro os restos fósseis de cartilagem de tubarões, já os dentes são comuns em achados fósseis. Mas como nada é impossível, vários fósseis de cartilagem de tubarões já foram encontrados e comparando os dentes deles com os dentes de tubarões atuais, já pode-se saber bastante sobre esses incríveis animais que habitaram nossos oceanos a milhões de anos.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Cretoxyrhina
Hybodus
Megalodonte
Stethacanthus



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.