Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Ancestrais dos Ursos

    Os primeiros ursídeos semelhantes aos atuais surgiram há aproximadamente 18 milhões de anos atrás, porém seu formato já havia se esboçado há quase 25 milhões de anos atrás, quando um grupo de cães se tornaram mais fortes e mais robustos, sacrificando à agilidade, os chamados cães-ursos (Amphicyonids) extintos atualmente, um ramo dessa família continuou sua evolução caminhando para uma alimentação onívora, onde as vezes era necessário escalar árvores e paredes rochosas para se obter o alimento, tornando suas partas mais articuladas, o que é ótimo para manipular coisas e objetos, solicitando uma maior capacidade cerebral ( como ocorreu com o Homem em sua escala evolutiva). Habitaram quase todo o planeta possuindo uma enorme diversidade em tamanhos e estilos de vida, variando desde pequenos animais exclusivamente herbívoros até enormes animais exclusivamente carnívoros, mas em sua maioria eram onívoros, comendo de tudo ( carne, frutas, peixes, mel, insetos, plantas etc).
     Mas o processo de evolução dessa espécie não foi tão tranqüila quanto parece, pois no início tiveram de competir com canídeos que viviam em enormes matilhas, depois com enormes cães-ursos que possuíam uma dieta semelhante a dos ursos que ainda estavam em processo de formação e posteriormente enfrentaram maiores desafios quando tiveram que competir com enormes Tigres-dentes-de-sabre (imagem acima), Leões e o mais terrível de todos, o responsável pela extinção do maior representante dessa família o enorme Urso-das-cavernas, a mesma espécie que hoje domina o planeta, "o Homem". Atualmente existem diversas espécies de ursos habitando os mais diversos lugares do planeta.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Urso das Cavernas
Urso de cara achatada
Urso gigante de cara achatada
Agriotherium sivalensis



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.