Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Era Eoarqueano


    Iniciou há 4,0 bilhões à 3,6 bilhões de anos atrás e foi durante esta Era que a Terra esfriou o suficiente a ponto de apresentar, uma crosta sólida parcialmente sólida, com muitas áreas ainda em estado fluído, com rochas derretidas e rios de lava.

    O Eoarqueano é a primeira fase do Éon Arqueano, onde pela primeira vez, formações rochosas crostais sobreviveram até a atualidade. A maior e mais antiga é a Isua Greenstone Belt na costa sudoeste da Groenlândia, que surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos atrás.

    A mais antiga evidência de vida na Terra acredita-se estar em Akilia Island no sudoeste da Groenlândia, onde existe uma formação rochosa de origem sedimentar com idade de 3,85 bilhões de anos. Essa rocha contém camadas ricas em ferro e sílica que podem ter origem em processos de oxidação do ferro por oxigênio criado a partir de seres simples fotossintetizantes. Essa teoria ainda conta com evidências de dados em estudo de isótopos de carbono 12 e 13 encontrados em inclusões de grafite que poderiam ter origem orgânica devido a proporção desses isótopos.

    No final desta Era surge o primeiro supercontinente da Terra, chamado de Vaalbara que consistiu na junção do Sulda Africa com o lestee noroeste da Austrália Ocidental (Crátons Kaapvaal e Cráton Pilbara). Este supercontinente foi quebrado em pedaços de cerca de 2,8 bilhões de anos atrás. Crátons são as massas de rocha que compõem a estrutura básica, inicial dos continentes que têm-se mantido estável por bilhões de anos. Um supercontinente é um território composto por mais de um cráton.

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale
- Mulkidjanian, A. Y. (2009). "On the origin of life in the zinc world: 1. Photosynthesizing, porous edifices built of hydrothermally precipitated zinc sulfide as cradles of life on Earth.". Biol. Direct 4: 26. doi:10.1186/1745-6150-4-26.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.