Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Éon Hadeano

Hadeano - AVPH


       Iniciou há 4,533 bilhões e foi até à 4,0 bilhões de anos atrás. O nome Hadeano deriva do grego, em homenagem ao deus "Hades" do submundo, comandante do inferno, em referência as "condições infernais" na Terra na época, onde o planeta tinha acabado de se formar e ainda estava muito quente, com elevado vulcanismo, uma superfície parcialmente fundida e colisões frequentes com outros corpos do Sistema Solar. No início desse Éon ocorre a formação da Terra e também da Lua, a qual foi formada a partir de um pedaço da Terra arrancado por um impacto monstruoso com um asteroide do tamanho de Marte.

    As Eras do Hadeano são:

  - Era Paleohadeano:
   - Período Hefesteano: Hefesto, deus grego do fogo e ferreiro dos deuses. Período de um intenso efeito estufa.

   - Período Jacobiano: por causa das rochas das montanhas Jack Hills, na Austrália, de onde vem o material mais antigo já datado, zircões que se formaram há cerca de 4,4 bilhões de anos atrás.

  - Era Mesohadeano:
   - Período Canadiano: no Canadá temos um material datado em 4,28 bilhões de anos atrás.

   - Período Procrusteano: Diz a lenda que Procusto tinha em sua casa uma cama de ferro onde convidava os visitantes a se deitar. Se a pessoa passasse do tamanho da cama, Procusto cortava o excesso. Se ficasse pequeno, ele esticava a pessoa. Seu reinado de terror acabou ao ser capturado por Teseu. Foi nomeado dessa forma, pois se acredita que a crosta da Terra estava pronto à suportar os primeiros blocos continentais formando camadas ou camas.

  - Era Neohadeano:
   - Período Acasteano: Formação rochosa de Gnaisse Acasta do Canadá que contém rochas do Hadeano.

   - Período Prometeano: momento do bombardeamento pesado, onde asteroides caíam em grande quantidade tanto na Terra quanto na Lua. Tem esse nome porque Zeus, irado com Prometeus por ter dado o fogo aos homens, bombardeou a Terra com asteroides.

       O Hadeano não é um período geológico verdadeiro. Nenhuma rocha é tão antiga a exceção dos meteoritos. Durante o Hadeano, o sistema solar estava tomando forma, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do sol. A abundância relativa de uns elementos mais pesados no sistema solar sugere que estes gás e poeira eram derivados de um supernova.

        Alguns elementos mais pesados são gerados dentro das estrelas pela fusão nuclear do hidrogênio, que são de outra maneira incomuns. Nós podemos ver processos similares ocorrer hoje em nebulosas, como a nebulosa M16.

        O sol formou-se dentro de uma nuvem de gás e a poeira, e começou a se submeter à fusão nuclear e a emitir luz e calor. As partículas que orbitavam o sol começaram a se unir em corpos maiores, conhecidos como planetésimos, que continuaram a agregar-se em planetas maiores, o material "restante" deu forma a asteroides e cometas.

        Como as colisões entre planetésimos grandes liberam muito calor, a terra e outros planetas seriam derretidos no começo de sua história. A solidificação do material derretido aconteceu enquanto a terra esfriou. Os meteoritos mais velhos e as rochas lunares têm aproximadamente 4,5 bilhão anos, mas a rocha mais velha da terra conhecida atualmente tem 3,8 bilhões de anos.

        Por algum tempo durante os primeiros 800 milhões de anos de sua historia, a superfície da Terra mudou do líquido ao sólido. Uma vez que a rocha dura formou-se na Terra sua historia geológica começou. Isto aconteceu provavelmente cerca de 4,0 bilhões de anos atrás, mas as evidências disso não estão disponíveis. A erosão e o tectonismo destruíram provavelmente toda a rocha mais antiga que 3,8 bilhões de anos. O começo do registro de rocha que existe atualmente na Terra é do Arqueano.

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.