Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Homem antecessor


Homem antecessor - AVPH Homo antecessor - AVPH Homem antecessor - AVPH
Homo antecessor - AVPH



      O Homem antecessor é um hominídeo que viveu há aproximadamente de 1,2 milhão a 800 mil anos atrás durante o Pleistoceno na Europa e norte da África. Os mesmos eram indivíduos altos com altura variando entre 1,60 a 1,80 metros, eram também muito fortes, chegando a pesar 90 quilogramas. Viviam em pradarias abertas da Serra Burgalesa de Atapuerca, formavam grupos familiares de 8 a 12 indivíduos e os casais estabeleciam parcerias estáveis.
      Sua face possuía traços modernos, similares ao Homo sapiens,/i>, com orientação coronal e ligeira inclinação para trás da placa infraorbital, que determina a presença de uma fossa canina muito conspícua. A borda inferior desta placa é horizontal e ligeiramente arqueada. O arco superciliar é em arco duplo. o volume cerebral variava em torno de 1000 a 1150 centímetros cúbicos. Sua dentição possuía características bem primitivas, similares aos Homo ergaster. Uma mandíbula muito bem conservada de uma mulher H. antecessor,/i>, com entre 15 e 16 anos de idade, recuperada do sítio de Gran Dolina, possui dentes com semelhanças muito evidentes com as do Homem de Pequim (Homo erectus pekinensis), o que sugere uma origem asiática de H. antecessorHomo heidelbergensis, também de Atapuerca. O esqueleto indica uma certa graciosidade em comparação com a maior robustez do Neanderthal.
      Desde 1994 mais de 80 restos fósseis foram encontradas desta espécie, em sua grande maioria no nível TD6 do sítio arqueológico de Gran Dolina, na Sierra de Atapuerca, na Espanha e a definição da espécie é baseada nesses achados.
      A validade dessa denominação como espécie diferente é defendida por seus descobridores, sendo que outros especialistas consideram H. antecessor precedente de H. heidelbergensis e, portanto, sendo também antepassado de H. neanderthalensis. Contudo, parte da comunidade científica considera H. antecessor uma simples denominação, não específica, para os restos encontrados em Atapuerca, que seriam considerados da espécie H. heidelbergensis ou uma variedade de H. erectus africano ou H. ergaster.
      Em março de 2008, foi divulgada a descoberta de novos restos fósseis de H. antecessor, sendo uma mandíbula de um indivíduo de 20 anos de idade e 32 ferramentas de sílex olduvaienses, datados em 1,2 milhão de anos de idade, fazendo retroceder consideravelmente a presença deste hominídeo na Europa. Os restos foram achados em 2007, no nível TE9 do sítio arqueológico de Sima del Elefante, a uns 200 metros da Gran Dolina.

Dados do Primata:
Nome: Homem antecessor
Nome científico: Homo antecessor
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Europa e norte da África
Peso: Cerca de 90 quilogramas
Tamanho: 1,80 metro de altura
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Gênero: Homo
Espécie: Homo antecessor, Bermudez de Castro et al., 1997

Referências:
- Carbonell, E. et al. 2008. The first hominin of Europe. Nature, 452: 465-469
- Homo antecessor, http://www.bradshawfoundation.com/origins/homo_antecessor.php



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.