Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Homem de Ceprano

Homo cepranensis - AVPH Homo cepranensis - AVPH
Homo cepranensis - AVPH



      O Homem de Ceprano cujo nome lembra o local onde foi encontrado, na cidade de Ceprano, da província Italiana de Frosinone, viveu há aproximadamente 900 a 800 mil anos atrás durante o Pleistoceno, sendo pouco mais jovem do que os Homo antecessor da Espanha.
      O fóssil de um crânio foi descoberto por Italo Biddittu em 1994 que foram desenterrados em um projeto de construção de estradas perto Ceprano e após a reconstrução dos fragmentos encontrados, realizada pelo geólogo Aldo Segre e pela paleontóloga Eugenia Segre Naldini, estimou-se que a capacidade craniana seria de 1200 centímetros cúbicos, sendo um cérebro maior que o do Homo ergaster e do Homo erectus. As diferenças encontradas com as espécies conhecidas do gênero Homo levaram à definição formal deste hominídeo como espécie diferente, porém ainda não existe material suficiente para a análise completa da espécie.
      As características do crânio parecem ser intermediários entre algumas espécies de hominídeos, sendo posterior há H. erectus e H. antecessor e anterior há Homo heidelbergensis e Homo neanderthalensis, podendo ser descente dos primeiros e ancestral dos últimos. O mesmo foi apelidado de "O Homem de Ceprano".

Dados do Primata:
Nome: Homem de Ceprano
Nome científico: Homo cepranensis
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 70 kilogramas
Tamanho: 1,70 metro de altura
Alimentação: Onívora


Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Gênero: Homo
Espécie: H. cepranensis, Mallegni et al., 2003

Referências:
- http://www.macroevolution.net/homo-cepranensis.html



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.