Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Oxalaia

    O Oxalaia (Oxalaia quilombesis) cujo nome “oxalaia” é inspirado na divindade da religião africana e “quilombensis” vem da palavra “quilombo”, pois no local havia um refúgio de escravos, viveu há aproximadamente 95 milhões de anos durante o período Cretáceo no Brasil.
    Este dinossauro é considerado o maior carnívoro descoberto em terras brasileiras, podendo chegar a medir 14 metros de comprimento e pesar quase 7 toneladas.
    A paleontóloga Elaine Machado, do Departamento de Paleontologia e Geologia do Museu Nacional/UFRJ, descobriu o fóssil por acaso, quando coletou os restos da cabeça do espinossaurídeo enquanto trabalhava na Laje do Coringa, localidade na Ilha do Cajual, no Maranhão.
   O Oxalaia possuía um dente funcional seguido por dois dentes de substituição no terceiro alvéolo de ambos os lados, o que proporcionaria uma substituição muito rápida em caso de desgaste dos dentes atuais.
   Este dinossauro possuía uma vela nas costas, muito similar a do Espinossauro que poderia servir como atrativo sexual, para a regulação de calor ou para intimidar adversários.

Spinosauridae


Baryonyx



Suchomimus





Irritator



Angaturama



Oxalaia



Spinosaurus





Dados do Dinossauro:
Nome: Oxalaia
Nome Científico: Oxalaia quilombesis
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do sul
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Spinosauridae
Gênero: Oxalaia
Espécie:Oxalaia quilombesis Kellner et al, 2011

Paleoarte:
- Maurílio Oliveira.
- Rodolfo Nogueira.

Referências:
- ALEXANDER W.A. KELLNER, SERGIO A.K. AZEVEDO, ELAINE B. MACHADO, LUCIANA B. DE CARVALHO and DEISE D.R. HENRIQUES, A new dinosaur (Theropoda, Spinosauridae) from the Cretaceous (Cenomanian) Alcântara Formation, Cajual Island, Brazil, Annals of the Brazilian Academy of Sciences, ISSN 0001-3765, ISSN 1678-2690, 2010.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.