Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00
Loading...

Onça Gigante Norte Americana

Onça Gigante - AVPH

   A Onça Gigante Norte Americana é uma subespécie de Onça pintada (Panthera onca) que viveu há aproximadamente entre 1,8 milhões a 11 mil anos atrás durante o Pleistoceno na América do Norte e Central.
   Essa espécie era um felino de grande porte, parente próximo das onças atuais, porém eram nem maiores, seu tamanho era cerca de 0,9 metros de altura e 2,5 metros de comprimento e o peso era próximo de 170 quilogramas. Seu corpo era robusto e musculoso, bem adaptado ao clima e forte o suficiente para abater as presas de sua época e competir com os outros grandes predadores, pois conviviam com imensos tigres dentes de sabre, leões e ursos. Porém esses predadores eram maiores que as Onças gigantes e dessa forma elas tiveram que se adaptar as florestas fechadas, deixando os campos abertos para eles. Essa adaptação gerou a habilidade atual das onças em subir em árvores, a força suficiente para arrastar suas presas até o alto das árvores para proteger de predadores maiores, agilidade para caçar entre arbustos, troncos de árvores e na água, pois devido a constantes inundações que estas florestas estavam sujeitas, as onças desenvolveram uma das maiores habilidades aquáticas dentre os felinos.
   Foram encontrados dois espécimes fósseis recuperados no Rio Niobrara, Nebraska, por Leidy em 1872 e no Condado de Adams, em Washington, que foram examinados pelos paleontólogos S. Legendre e C. Roth em 1988.
   A família dos Felidae surgiu há cerca de 10 milhões de anos atrás e o gênero Panthera há aproximadamente 4 milhões de anos atrás. As Onças gigantes surgiram a partir de Pantheras oriundas da Ásia que cruzaram o Estreito de Bering há cerca de 2 milhões de anos atrás. Entraram em processo de extinção juntamente com as espécies da Megafauna, há 11 mil anos atrás.

Dados do Mamífero:
Nome: Onça Gigante Norte Americana
Nome Científico: Panthera onca augusta
Época: Pleistoceno
Local em que viveu:América do Norte
Peso: Cerca de 170 quilogramas
Tamanho: 0,9 metros de altura e 2,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera onca augusta (Leidy, 1872)

Sinônimos:
- Jaguar Gigante Norte Americano
- Felis augustus (Leidy, 1872)

Paleoarte:
- Roman Uchytel

Referências:
- S. Legendre and C. Roth. 1988. Correlation of carnassial tooth size and body weight in recent carnivores (Mammalia). Historical Biology 1(1):85-98.
- G. G. SIMPSON, 1941. "LARGE PLEISTOCENE FELINES OF NORTH AMERICA" http://digitallibrary.amnh.org/dspace/bitstream/handle/2246/2262//v2/dspace/ingest/pdfSource/nov/N1136.pdf?sequence=1.



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.