Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Tigre Gigante

   O Tigre gigante é uma subespécie extinta de tigre que viveu há aproximadamente 75 mil anos atrás, durante o Pleistoceno na Ásia.
   Essa espécie foi provavelmente a maior subespécie de tigre que já existiu e sem dúvida um dos maiores felinos já descobertos pela ciência. Podiam medir cerca de 1,2 metros de altura e 3,5 metros de comprimento, pesando cerca de 400 kilogramas. Competindo fortemente com os outros felinos gigantes pelo título de maior felino que já existiu, Leão Americano (Panthera leo atrox), o Tigre das Cavernas (Panthera tigris soloensis) e o Tigre dente de sabre sul americano (Smilodon populator). As fêmeas de Tigre gigante eram menores, medindo cerca de 1,0 metro de altura e 3,0 metros de comprimento, pesando cerca de 250 kilogramas.
   Estavam no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema, caçando animais de médio e grande porte, como enormes alces, bovinos e Stegodontes, podendo até incluir em sua lista de presas o maior primata conhecido, o Gigantopithecus. Suas principais armas de combate eram suas enormes garras e presas, que podiam ultrapassar 15 centímetros de comprimento, seu corpo era robusto e forte, auxiliando em combates físicos. Em sua época, conviviam com outros predadores de grande porte, como lobos, ursos e outros grandes felinos como o Homotherium ultimum, os quais os Tigres gigantes deveriam dominar e até roubar o alimento, como fazem atualmente os Tigres siberianos.
   Seus fósseis foram descobertos na China, na cidade de Yen Ching Kao, em Wanhsien, por uma expedição científica liderada pelo paleontologista Dr. Walter Granger, realizada entre 1921 e 1926. Foram encontrados principalmente restos de crânios, um quase completo (AMNH No. 18624), um maxilar inferior intacto (AMNH18.737), diversos tipos de dentes, ossos das pernas e das patas. Posteriormente foram descobertos mais fósseis em Zhoukoudian, próximo de Beijing, na China. Os restos dessa espécie fazem parte atualmente da coleção de mamíferos do Museu de História Natural Americano.
   A família dos Felidae surgiu há cerca de 10 milhões de anos atrás e o gênero Panthera, que compreende os tigres, leões, onças, leopardos e leopardos das neves, surgiu há aproximadamente 4 milhões de anos atrás, porém o mais antigo ancestral direto dos tigres atuais e do Tigre gigante foi o tigre longdan (Panthera Zdanskyi), descoberto na província Gansu, na China em 2011, ele viveu entre 2,55 a 2,16 milhões de anos atrás, em seguida surge há 2 milhões de anos atrás a Panthera Palaeosinensis também na Ásia, sendo que a primeira espécie de tigre, o Tigre de Trinil (Panthera tigris trinilensis) surgiu apenas há 1,2 milhões de anos atrás. Acredita-se que os gens dos atuais tigres surgiram apenas entre 157 a 72 mil anos atrás. O Tigre gigante enfrentou diversos períodos glaciais e interglaciais, porém acredita-se que não sobreviveu as bruscas mudanças climáticas geradas pela erupção do super Vulcão Toba, que ocorreu há 74 mil anos atrás e influenciou principalmente o clima da Ásia e Oceania, provocando a extinção de diversas espécies e entre elas a do Tigre gigante. Existe também a possibilidade de que após esse cataclismo, o Tigre gigante teria sido obrigado a se adaptar as novas circunstâncias e tenha se tornado o ancestral direto dos tigres atuais.


Dados do Mamífero:
Nome: Tigre Gigante
Nome Científico: Panthera tigris acutidens
Época: Pleistoceno
Local em que viveu:Ásia
Peso: Cerca de 400 kilogramas
Tamanho: 1,2 metros de altura e 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera tigris acutidens (Hooijer, 1947)

Sinônimos:
- Felis acutidens (Zdansky, 1928)

Paleoilustrador:
- Roman Uchytel

Referência Bibliográfica:
- Zdansky, Otto, 1928. Die Siaugetiere der Quartairfauna von Chou-K'ou-Tien. Palaeont. Sinica, ser. C, vol. 5, pt. 4, pp. 1-146, figs. 1-16, pls. 1-16.
- Hooijer, Dirk Albert.; 1947. Pleistocene remains of Panthera tigris (Linnaeus) subspecies from Wanhsien, Szechwan, China, compared with fossil and Recent tigers from other localities. American Museum Novitates.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.