Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Os Paquicefalossauros

    Os Paquicefalossauros cujo nome tem origem do grego "lagartos de cabeça espessa" são considerados um dos grupos mais interessantes de dinossauros ornitísquios. Eram herbívoros bípedes, que surgiram durante o período Cretáceo, na América do Norte e na Ásia, há aproximadamente 75 milhões de anos atrás, no final do período dos dinossauros.
   A característica marcante dessa espécie, a qual deu nome ao grupo, era o topo do crânio, que possuía vários centímetros de espessura, podendo apresentar formato de domo e espinhos. A função desse crânio ainda é desconhecida, especula-se que utilizavam seus crânios em disputas, para acasalamento e por territórios, quando os machos se enfrentariam batendo suas cabeças uma contra as outras como os carneiros, cabras, antílopes e bois almiscarados atuais. Porém estudos recentes mostraram que apesar de espessos, os crânios dos paquicefalossauros não aguentariam esse nível de impacto, podendo ocorrer grandes danos ao cérebro do animal, durante o choque de suas cabeças, sugerindo que o crânio fosse utilizado para outros usos, como defesa contra predadores ou apenas para choques laterais como as girafas atuais.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Acrotholus
Homalocephale
Micropaquicefalossauro
Paquicefalossauro
Stygimoloch



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.