Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Pelagornis

Pelagornis - AVPH
Pelagornis - AVPH
Pelagornis - AVPH

    O Pelagornis (Pelagornis chilensis) cujo nome significa "Ave de mar aberto do Chile" (pélagos vem do grego mar aberto), viveu há aproximadamente 7 milhões de anos atras, durante o Mioceno no atual Chile.

    Era uma espécie de ave marinha extinta gigantesca, que podia atingir 5,2 metros de envergadura e pesar cerca de 29 quilogramas. Habitava as costas do norte do Chile, porém se aventurava frequentemente em mar aberto, aproveitando sua enorme envergadura para planar por longas distâncias pelas correntes de ar em busca de alimentos, peixes, lulas, entre outros animais marinhos. As aves cruzavam a superfície do mar com suas mandíbulas inferiores imersas na água, quando ao menor toque fechavam seus enormes bicos "dentados" para pegar a presa. Na verdade eles não possuíam dentes, eram apenas projeções de osso, pois os dentes são como peças incrustadas em cavidades ósseas.

    O primeiro exemplar foi descrito em 2010 por Gerald Mayr e David Rubilar. Foi encontrado próximo da localidade chilena de Bahia Inglesa, há 800 km ao norte de Santiago do Chile. O esqueleto se encontrava em um excepcional estado de conservação, pois 70% do fóssil estava intacto, mesmo sendo seus os ossos bem finos e frágeis, esta ocorrência permitiu realizar um estudo detalhado de suas características ósseas.

    Essa característica de seus ossos, possuir paredes extremamente finas, como as de um pterossauro, proporcionou a leveza necessária para poderem atingir tamanhos tão grandes.

    Os pássaros ósseo-dentados foram muito bem sucedidos, viveram durante o Cenozoico ao longo de um período de tempo de 50 a 60 milhões de anos. Foram extintos cerca de 2 milhões de anos atrás, quando a ponte de terra entre as Américas do Norte e do Sul se formou. Gerando a possibilidade de confronto ou predação sofrido pelos Pelagornis, dos mamíferos entre outros invasores norte americanos ou talvez devido a mudanças nas correntes marítimas resultantes da união das Américas, alterando o clima da região.


Dados da Ave:
Nome: Pelagornis
Nome Científico: Pelagornis chilensis
Época: Mioceno
Local em que viveu: Chile
Peso: Cerca de 29 quilogramas
Tamanho: 5,2 metros de envergadura e 1 de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Odontopterygiformes
Família: Pelagornithidae
Gênero: Pelagornis
Espécie: Pelagornis chilensis (Mayr & Rubilar, 2010)

Referências:
- GERALD MAYR & DAVID RUBILAR, Osteology of a new giant bony-toothed bird from the Miocene of Chile, with a revision of the taxonomy of Neogene Pelagornithidae.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.