Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Sacissauro


    O Sacissauro (Sacisaurus agudoensis) cujo nome "Sacisaurus" significa "lagarto Saci", homenageando o personagem do folclore brasileiro "Saci Pererê" (um jovem que possuía somente uma perna), isto se deve devido o fato de que durante as escavações foram encontrados diversos restos fósseis de vários espécimes, contudo foram encontrados vários fêmures somente das pernas direitas e nenhum fêmur da perna esquerda. O nome "agudoensis" se refere ao local onde foram encontrados os fósseis na região de Agudo (RS). Esta espécie viveu há aproximadamente 220 milhões de anos atrás no final do período Triássico Superior, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

    Era um pequeno archossauro herbívoro que chegava a medir cerca de 1,5 metros de comprimento e 0,70 metros de altura, pesando quase 10 quilogramas. Possuíam pernas longas e fortes, que os tornavam velozes e ageis. Seus dentes chegavam a medir 3 mm de comprimento, que aliado a sua mandíbula muito bem conservada, mostraram que eram especializados em mastigação de vegetais.

    Seus restos fósseis compostos de 19 fêmures direitos, uma mandíbula, entre outros, totalizando quase 50 fósseis, que foram descobertos pelo paleontólogo Jorge Ferigolo, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, no ano de 2000. Os restos afloraram nas rochas no município de Agudo, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. As escavações terminaram somente no ano de 2001. A espécie foi descrita por Jorge Ferigolo e Max Langer da USP de Ribeirão Preto, somente após 5 anos depois da descoberta, em 2006. Um espécime reconstruído foi apresentado no 2º Congresso LatinoAmericano de Paleontologia de Vertebrados em 2005.

    Inicialmente, o sacissauro foi classificado como um dinossauro ornitísquio basal, entretanto devido à sua anatomia diferente de qualquer outro ornitísquio, que em geral possuí um bico curvo e sem dentes, ao contrario da boca cheia de dentes do Sacissauro, ele sofreu uma reclassificação. Um novo estudo realizado pelo doutor Jonathas Bittencourt também da USP de Ribeirão Preto, mostrou que que o sacisaurus não era um dinossauro e sim um réptil de linhagem diferente, embora fosse um ancestral dos dinossauros, um pré-dinossauro ou Dinosauromorpha. Esses resultados que levaram à reclassificação, foram publicados no 7º Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados que ocorreu no Rio de Janeiro.

Dados do Archossauro:
Nome: Sacissauro
Nome Científico: Sacisaurus agudoensis
Época: Triássico
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 10 quilogramas
Tamanho: 1,5 metros de comprimento e 0,70 metros de altura.
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: Dinosauromorpha
Gênero: Sacisaurus
Espécie: Sacisaurus agudoensis, (Ferigolo & Langer, 2006).

Paleoarte:
- Rodolfo Nogueira.

Referências:
- Ferigolo, J. and Langer, M.C. (2006), A Late Triassic dinosauriform from south Brazil and the origin of the ornithischian predentary bone, Historical Biology: A Journal of Paleobiology, p. 1-11.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.