Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00
Loading...

Período Sideriano


   Iniciou a 2,5 bilhões de anos atrás e terminou a 2,3 bilhões de anos atrás. É o primeiro período geológico da Era Paleoproterozóico. O nome Sideriano tem origem no grego sideros e significa ferro, devido a existências de grande quantidade de formações com camadas de ferro neste período, produzidos pela oxidação do ferro dos oceanos causado pelo aumento na produção de oxigênio pelas algas. Este evento provocou a oxigenação dos oceanos e da atmosfera, proporcionando a “catástrofe do oxigênio” e a consecutiva extinção em massa de organismos anaeróbicos. De acordo com alguns geólogos provocou também a Glaciação Huroniana, que é a mais antiga da qual existem vestígios. Ela ocorreu entre 2,4 a 2,1 bilhões de anos atrás, começando durante o período Sideriano e terminando durante o período Rhyaciano, após a Catástrofe do Oxigênio. Foi uma das mais severas glaciações da história geológica da Terra e alguns geólogos acreditam que foi muito semelhante à da "Terra bola de neve" ocorrida no Neoproterozoico..

Referências:
- http://www.stratigraphy.org/index.php/ics-chart-timescale
- Paleoclimates: The First Two Billion Years - James F. Kasting & Shuehi Ono, 2006. http://www.jstor.org/stable/20209693
- The Paleoproterozoic Snowball Earth: A climate disaster triggered by the evolution of oxygenic photosynthesis - Kopp et. al.



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.