Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Uberabasuchus

    O Uberabasuchus (Uberabasuchus terrificus) cujo nome significa "Crocodilo Terrível de Uberaba", viveu há aproximadamente 70 milhões de anos durante o período Cretáceo no Brasil, mais especificamente no estado de Minas Gerais. Era um crocodilomorfo terrestre semelhante aos crocodilos atuais, porém terrestre, que não possuía nenhum parentesco próximo com os mesmos.

   Possuía uma mandíbula poderosa com a qual atacava em bando cruelmente outros animais incluindo dinossauros,os comendo ainda vivos. Habitavam regiões próximas de rios e lagos. Seu esqueleto fóssil encontrado encontrado em Peirópolis, bairro de Uberaba - MG, estava quase completo (cerca de 70% do esqueleto preservado), sendo um dos mais completos do tipo já descoberto no mundo, seu esqueleto deve ter sido soterrado tão repentinamente que não teve tempo de ocorrer a decomposição, permitindo que permanecesse praticamente intacto. A posição das narinas comprovam seus hábitos terrestres, pois está localizada mais na região frontal do que superior. O posicionamento das pernas demonstram que era um bom corredor de longas distâncias.

   O Uberabasuchus terrificus é membro da família Peirosauridae e tem parentes na Patagônia Argentina e em Madagascar, sendo que o seu parente mais próximo conhecido é o Mahajangasuchus insignis que habitava a ilha de Madagascar. Este fato demonstra que mesmo após a separação dos continentes Sul-americano e Africano, ainda continuou existindo uma ponte de terra entre América do Sul e Madagascar, que seria composta pela Austrália e Antártida.

Dados do réptil:
Nome: Uberabasuchus
Nome Científico: Uberabasuchus terrificus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 300 quilos
Tamanho: 2,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylomorpha
Família: Peirosauridae
Gênero: Uberabasuchus
Espécie: Uberabasuchus terrificus, (Carvalho et al., 2004)

Referências:
- I. S. Carvalho, L. C. B. Ribeiro, L. S. Avilla, 2004. Uberabasuchus terrificus sp. nov., a New Crocodylomorpha from the Bauru Basin (Upper Cretaceous), Brazil.(http://acd.ufrj.br/ismar/3/3_15.pdf)



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.