Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Uberabatitan


    O Uberabatitan (Uberabatitan ribeiroi) é o maior dinossauro brasileiro conhecido cujo nome significa "Titã de Uberaba" e ribeiroi é em homenagem ao pesquisador que o descobriu, o paleontólogo e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro. Viveu há aproximadamente entre 75 a 70 milhões de anos atras, durante o período Cretáceo Superior na região sudeste do Brasil.

    Era um dinossauro saurópode da família dos titanossauros, que chegava a medir 19 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 16 toneladas. Sendo muito parecido com os outros dinossauros saurópodes brasileiros Aeolossauro e Trigonosaurus.

    Os fósseis de 3 indivíduos foram encontrados em 2004 na Serra da Galga durante a realização das obras da duplicação da BR-050, no trecho de Uberaba em Minas Gerais. O processo de escavação dos fósseis foi bem difícil, exigindo a retirada de cerca de 300 toneladas de rochas de forma manual, sendo concluído apenas em 2006.

Dados do Dinossauro:
Nome: Uberabatitan
Nome Científico: Uberabatitan ribeiroi
Época: Cretáceo
Local em que viveu:Brasil
Peso: Cerca de 16 toneladas
Tamanho: 5 metros de altura e 19 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Titanosauridae
Gênero: Uberabatitan
Espécie: Uberabatitan ribeiroi Salgado & Carvalho, 2008.

Paleoarte:
- Rodolfo Nogueira.

Referências:
- Salgado, Leonardo; and Carvalho; Ismar de Souza (2008). "Uberabatitan ribeiroi, a new titanosaur from the Marília Formation (Bauru Group, Upper Cretaceous), Minas Gerais, Brazil". Palaeontology. 51 (4): 881–901. doi:10.1111/j.1475-4983.2008.00781.x.


loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.