Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Unayssauro


    O Unayssauro (Unaysaurus tolentinoi) cujo nome "Unaysaurus", significa "lagarto da água negra", a palavra "unay" (unahee) significa "água negra" na língua Tupi, homenageando o local onde foi encontrado (região de Água Negra-RS) e "tolentinoi", homenageia seu descobridor o Sr. Tolentino. Esta espécie viveu há aproximadamente entre 225 a 200 milhões de anos atrás no final do período Triássico (idade Carniano ou Noriano), no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

    Era um dinossauro herbívoro Prosaurópode (Sauropodomorpha) semibípede de pequeno porte, que chegava a medir cerca de 2,5 metros de comprimento e 0,8 metros de altura, pesando quase 70 quilogramas. Viviam em grupos pequenos e migravam constantemente para se alimentar de vegetações de pequeno porte. Esta espécie é considerada um dos mais antigos dinossauros conhecidos do Brasil e é o primeiro Prosauropoda descoberto no Brasil. Os prosaurópodes foram ancestrais dos gigantescos saurópodes que surgiriam nos períodos seguintes.

    Seus restos fósseis compostos por um crânio quase completo, com mandíbula inferior, vários ossos da coluna e dos membros articulados, compondo um esqueleto parcial com muitos dos ossos ainda ligados uns aos outros na sua posição natural, estando muito bem conservados, sendo um dos conjuntos de esqueleto e crânio de dinossauro mais completos, já encontrados no Brasil. Foram descobertos no Sítio Paleontológico de Água Negra, provenientes de rochas da Formação Caturrita, na Bacia do Paraná, em São Martinho da Serra, interior do Rio Grande do Sul, pelo aposentado Tolentino Marafiga em 1998, ao lado de uma estrada em que caminhava. A espécie foi descrita em 2004 pelos paleontólogos Luciano A. Leal, Sergio A. K. Azevedo, Alexander W. A. Kellner e Átila A. S. da Rosa e foi anunciada em uma coletiva de imprensa e publicada na revista científica Zootaxa no mesmo ano.

Dados do dinossauro:
Nome: Unayssauro
Nome Científico: Unaysaurus tolentinoi
Época: Triássico
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 70 quilogramas
Tamanho: 2,5 metros de comprimento e 0,8 metros de altura.
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Superfamília: Plateosauria
Família: Plateosauridae
Gênero: Unaysaurus
Espécie: Unaysaurus tolentinoi, Leal et al., 2004.

Paleoarte:
- Rodolfo Nogueira.

Referências:
- Leal, L.A.; Azevedo, S.A.K.; Kellner, A.A.W.; da Rosa, A.A.S. (2004). "A new early dinosaur (Sauropodomorpha) from the Caturrita Formation (Late Triassic), Paraná Basin, Brazil" (PDF). Zootaxa 690: 1–24.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.