Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Zamites

   Zamites é um gênero de licopodíneas que viveram há aproximadamente entre 225 e 120 milhões de anos atrás, durante o final do Triássico, durante todo o Jurássico e o início do Cretáceo, na Europa principalmente (porém seus restos fósseis foram encontrados em diversas partes do planeta).
   Podiam atingir em média cerca de 8 a 10 metros de altura, possuíam um tronco robusto, cilíndrico ou colunar, de até 1,0 metro de diâmetro. Conseguiam habitar desde em ambientes úmidos e frios a até secos e quentes, pois esta planta teve que se adaptar a diversos climas ao longo de sua evolução.
   Eram plantas similares às cicas, com folhas pinuladas, constituídas por um eixo central, a partir do qual eram ramificados dois conjuntos de folhas alongadas e estreitas, em forma de lança e com nervuras divergentes divididas dicotomicamente. Cada folha possuíam cerca de 20 centímetros de comprimento. Possuíam flores hermafroditas, que eram na verdade folhas modificadas em formato de pequenas rosetas possuindo um pedúnculo curto, que surgiam entre as folhas comuns.
   Seus fósseis são muito comuns na Europa, em particular, na Itália, onde achados significativos ocorreram na Lombardia, que datam do Jurássico Inferior (Sinemurian, 190 milhões de anos atrás).


Dados da Planta:
Nome: Zamites
Nome Científico: Zamites feneonis
Época: Triássico, Jurássico e Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Diâmetro: Cerca de 1,0 metro
Altura: 10 metros

Reino: Plantae
Divisão: Spermatophyta
Classe: Spermatopsida
Ordem: Bennettitales
Gênero: Zamites
Espécie: Zamites feneonis,

Paleoilustrador:
- Dinoraul
Referências:
- Fossil Plants: A Text Book for Students of Botany and Geology.
- http://www.fossilnews.com/2000/mezplants/mezplants.html.


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.